Biblioteca

Visit My Photos - 8 Pics
Biblioteca Aranguez

sexta-feira, 26 de março de 2010

Dia Internacional do Livro Infantil







Mensagem de 2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil


Um livro espera-te. Procura-o

Era uma vez

um barquinho pequenino,

que não sabia,

não podia

navegar.

Passaram uma, duas, três,

quatro, cinco, seis semanas,

e aquele barquinho,

aquele barquinho

navegou.


Antes de se aprender a ler aprende-se a brincar. E a cantar. Eu e os meninos da minha terra entoávamos esta cantiga quando ainda não sabíamos ler. Juntávamo-nos na rua, fazendo uma roda e, ao despique com as vozes dos grilos no Verão, cantávamos uma e outra vez a impotência do barquinho que não sabia navegar.

Às vezes construíamos barquinhos de papel, íamos pô-los nos charcos e os barquinhos desfaziam-se sem conseguirem alcançar nenhuma costa.

Eu também era um barco pequeno fundeado nas ruas do meu bairro. Passava as tardes numa açoteia vendo o sol esconder-se à hora do poente, e pressentia na lonjura – não sabia ainda se nos longes do espaço, se nos longes do coração – um mundo maravilhoso que se estendia para lá do que a minha vista alcançava.

Por detrás de umas caixas, num armário da minha casa, também havia um livro pequenino que não podia navegar porque ninguém o lia. Quantas vezes passei por ele, sem me dar conta da sua existência! O barco de papel, encalhado na lama; o livro solitário, oculto na estante, atrás das caixas de cartão.

Um dia, a minha mão, à procura de alguma coisa, tocou na lombada do livro. Se eu fosse livro, contaria a coisa assim: «Certo dia, a mão de um menino roçou na minha capa e eu senti que as minhas velas se desdobravam e eu começava a navegar».

Que surpresa quando, por fim, os meus olhos tiveram na frente aquele objecto! Era um pequeno livro de capa vermelha e marca-de-água dourada. Abri-o expectante como quem encontra um cofre e ansioso por conhecer o seu conteúdo. E não era para menos. Mal comecei a ler, compreendi que a aventura estava servida: a valentia do protagonista, as personagens bondosas, as malvadas, as ilustrações com frases em pé-de-página que observava uma e outra vez, o perigo, as surpresas…, tudo isso me transportou a um mundo apaixonante e desconhecido.

Desse modo descobri que para lá da minha casa havia um rio, e que atrás do rio havia um mar e que no mar, à espera de partir, havia um barco. O primeiro em que embarquei chamava-se Hispaniola, mas teria sido igual se se chamasse Nautilus, Rocinante, a embarcação de Sindbad ou a jangada de Huckleberry. Todos eles, por mais tempo que passe, estarão sempre à espera de que os olhos de um menino desamarrem as suas velas e os façam zarpar.

É por isso que… não esperes mais, estende a tua mão, pega num livro, abre-o, lê: descobrirás, como na cantiga da minha infância, que não há barco, por pequeno que seja, que em pouco tempo não aprenda a navegar.

ELIACER CANSINO

Tradução: José António Gomes

Eliacer Cansino Macías (Sevilha, 1954) é professor de Filosofia numa escola de Sevilha, desde 1980, e autor de romances para jovens e adultos. Em 1997, recebeu o Prémio Lazarillo por O Mistério Velázquez, recriação da vida do anão Nicolasillo Pertusato e da sua relação com Velázquez. Em 1992, foi-lhe outorgado o Prémio Internacional Infanta Elena pelo livro Eu, Robinsón Sánchez, tendo naufragado, obra que foi também finalista do Prémio Nacional de Literatura Infantil, de Espanha. Em 2009, recebeu o Prémio Anaya de Literatura Infantil e Juvenil por Um Quarto em Babel. O lápis que encontrou o seu nome (2005). Tem muitos outros títulos editados.

A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil),

Secção Portuguesa do IBBY.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Semana da Matemática







De 24 a 26 de Março, vai acontecer na nossa Escola, a Semana da Matemática, com uma exposição de trabalhos no C.R.I.Ar e com a disponibilização de Jogos Matemáticos.

No dia 24, decorrerá a final inter-turmas do Campeonato SuperTmatik – Cálculo Mental e será apurado o vencedor, por ano de escolaridade.
No dia 25, às 15h h15, realizar-se-á, na BE e noutras salas, o Canguru Sem Fronteiras, no âmbito do Plano da Matemática II.
O Mat Peddy Paper, no último dia, às 10h30m, incluirá provas de inteligência e de destreza motora. Só a equipa mais inteligente poderá ganhar.

Seguindo o mapa da Escola, que será entregue à partida, os concorrentes, terão de realizar o percurso e responder às provas lá assinaladas.
Cada equipa será constituída por seis alunos (três rapazes e três raparigas, incluindo mais dois alunos suplentes) de cada turma de 2º e 3º ciclos, com designação do capitão e sub-capitão.


.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Encontro com...

.
THALITA REBOUÇAS




Dia 24 de Março, às 15h15, no C.R.I.Ar., com as turmas 8ºA, 8ºD, 9ºC, CEFII e 6ºE.

Lançamento do livro "Que cena, Pai!"


Podes adquirir livros autografados pela autora.


.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia

.



O Dia Mundial da Poesia é no próximo dia 21 de Março.

A nossa Escola comemora-o, nos dias 19 e 22,  com o projecto “POEMAS COM PERNAS”, articulando o trabalho de professores de LP e EVT.


A poesia anda no ar e vamos passeá-la pelas turmas, pelo recreio, pelo C.R.I.Ar e pelas Escolas do 1º ciclo do Agrupamento.
Os alunos vão apresentar extractos de poemas escolhidos e “vestidos”;
Associar os poemas completos com os extractos  que “vestem”;
Oferecer  marcadores com poemas elaborados pelos alunos – “Tabuadas do 6º F”.


Os alunos de 7º ano seleccionam poemas no C.R.I.Ar e vão oferecê-los a toda a comunidade escolar.
Haverá um encontro com o professor e poeta Fernando Paulino com a turma do 9ºD, no dia 19 às 15,15 horas no C.R.I.Ar. subordinado ao tema "Somos silêncios habitados por dentro".

No dia 21, podes também convidar a tua família e visitar o C.C.B. das 11h às 19h.

 .

segunda-feira, 15 de março de 2010

Maratona da Leitura 8



A Maratona da Leitura 8 foi mais uma vez um sucesso.Leram alunos, professores, funcionários, encarregados de educação, representantes da Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de S. Sebastião e o Sr.Coordenador da Área Educativa.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Maratona da Leitura 8

.



Vem aí a Semana da Leitura!



Depois do sucesso dos anos anteriores, vamos voltar a organizar a Maratona da Leitura 8, para toda a comunidade escolar, no dia 11 de Março (5ª feira), das 09.00h às 18.00h.
Se gostas de desafios, escolhe um texto, um poema ou uma pequena história, que seja especial para ti, e vem lê-lo, em voz alta, sozinho(a) ou acompanhado(a), no C.R.I.Ar.
Se nunca participaste não percas esta oportunidade.
Não deverás ultrapassar 3 mn.
Inscreve-te no Centro de Recursos.

.